O
projeto realizado na Escola Elmoza fundamentou-se nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino
de História e Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, que reconhece a
temática como política curricular fundada em dimensões históricas, sociais e
antropológicas. A introdução da temática na escola se torna relevante com o
propósito de sensibilizar educadores e educandos da importância social e dos
fundamentos da lei, pautada na reeducação das relações étnico-raciais. Por
conta disso, o projeto está sendo desenvolvido junto aos alunos das modalidades
de Ensino Fundamental e Médio, haja vista, as políticas educacionais formuladas
a partir dos novos marcos constitucionais.
Sendo assim, o projeto elaborado, tem como objetivo norteador, além de
promover a integração entre as diferentes disciplinas, despertar o aluno para
as diferenças étnicas existentes no Brasil. O que nos leva à execução do
projeto, não é apenas a obrigatoriedade das referidas Leis, mas o desejo de
promover a valorização de todas as etnias no contexto escolar e em nossa
comunidade, permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso
cotidiano e consequentemente no currículo escolar.
Filme: “O Xadrez das Cores”
Videoleitura:
Atividade realizada com alunos da 2ª série B do E.M. e do EJA Médio. (Período
Noturno).
Professoras:
Roseli Valeriano da Silva Ferreira – Geografia
Silmara Maria Cardoso – Sociologia
Provocante,
o filme O Xadrez das Cores traz uma história, que se desenvolve como um jogo de
xadrez. A temática profunda fala da discriminação racial. Através da educação
pode-se combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos,
comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais. Para a
escola o desafio é criar outras formas
de relação social e interpessoal, por meio da interação do trabalho educativo
escolar (PCN Pluralidade cultural). É uma das responsabilidades da escola levar
os alunos a assumirem uma postura ética e responsável diante da diversidade
cultural e étnica.
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