sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Projeto: “Educação para as Relações Étnicas Raciais”


O projeto realizado na Escola Elmoza fundamentou-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, que reconhece a temática como política curricular fundada em dimensões históricas, sociais e antropológicas. A introdução da temática na escola se torna relevante com o propósito de sensibilizar educadores e educandos da importância social e dos fundamentos da lei, pautada na reeducação das relações étnico-raciais. Por conta disso, o projeto está sendo desenvolvido junto aos alunos das modalidades de Ensino Fundamental e Médio, haja vista, as políticas educacionais formuladas a partir dos novos marcos constitucionais. Sendo assim, o projeto elaborado, tem como objetivo norteador, além de promover a integração entre as diferentes disciplinas, despertar o aluno para as diferenças étnicas existentes no Brasil. O que nos leva à execução do projeto, não é apenas a obrigatoriedade das referidas Leis, mas o desejo de promover a valorização de todas as etnias no contexto escolar e em nossa comunidade, permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar.

Filme:  “O Xadrez das Cores”
Videoleitura: Atividade realizada com alunos da 2ª série B do E.M. e do EJA Médio. (Período Noturno).

Professoras:
Roseli Valeriano da Silva Ferreira – Geografia
Silmara Maria Cardoso – Sociologia
             
Provocante, o filme O Xadrez das Cores traz uma história, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática profunda fala da discriminação racial. Através da educação pode-se combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais. Para a escola  o desafio é criar outras formas de relação social e interpessoal, por meio da interação do trabalho educativo escolar (PCN Pluralidade cultural). É uma das responsabilidades da escola levar os alunos a assumirem uma postura ética e responsável diante da diversidade cultural e étnica.



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